MINISTÉRIO DINAMUS - PR.WALLACE DOUGLAS E PRA. HELLEN MUNIZ

REFLEXÃO DE CÉLULA N.o 04 – NOVA CRIATURA

 

Referência Bíblica:II Coríntios 5:17–“Se alguém está em cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram e eis que se fizeram novas”.

 Durante quatro semanas vamos falar de como começar uma vida nova. Quero partir do principal princípio de mudança, que é: “Novos resultados requerem novas atitudes. Se você continuar fazendo tudo igual, continuará obtendo exatamente os mesmos resultados”.

 Texto: O Jovem Rico (Lucas 15:11-32)

 Esta situação parecia ser a oportunidade de evangelismo perfeita. Um jovem importante, rico, ajoelhado aos pés de Jesus, humilhando-se publicamente, clamando por salvação... Todos nós gostaríamos de nos encontrar com uma pessoa assim, mas Jesus conhecia o mais profundo do coração daquele jovem. Jesus sabia que alguma coisa prendia o coração daquele jovem e precisava mostrá-lo. Havia nele um grande senso de justiça própria, ele se achava muito bom e queria se salvar pela sua justiça própria. Veja que ele não reconhece que tinha pecados, até que Jesus o confronta. Seu pecado era o amor às suas riquezas. Aquele jovem tinha um outro deus, o dinheiro. Jesus jamais pediu outra pessoa para fazer o mesmo, a não ser para aquele jovem. Jesus precisava gerar naquele jovem uma consciência de pecado. Só depois de reconhecer o seu pecado ele poderia se arrepender e assim mudar de vida.

 O entendimento do erro é o começo da mudança – Constantemente vemos pessoas famosas na mídia dizendo: “Eu não me arrependo de nada que eu fiz”. Essa é a fórmula do fracasso e do sofrimento que satanás criou para você. Se você decidir não refletir sobre os seus erros e se arrepender deles, vai continuar experimentando os mesmos fracassos e, principalmente, vai fracassar em relação a sua salvação. O nosso desafio hoje é que você olhe para sua vida e reflita sobre os erros que tem cometido e suas consequências sobre sua vida. Será que você tem consciência que é pecador? Tem consciência do que o pecado pode fazer na sua vida? O pecado tem poder de te aprisionar, te destruir, te causar sofrimento e, por fim, te levar para o inferno.

 Deus tem os seus parâmetros – Talvez você pense como aquele jovem: “Eu sou uma pessoa boa, portanto Deus vai me salvar”. Na realidade as coisas não funcionam assim. Deus não vai estar na porta do céu fazendo uma seleção entre os bons e os ruins. Deus estabeleceu os seus parâmetros. Ele criou um conjunto de leis, todas elas cumpridas por Jesus, para que, através delas, todo homem seja julgado. Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados “os livros da lei”. Neles estão as leis pelas quais a humanidade vai ser julgada. O trecho mais conhecido desta lei são os dez mandamentos. Vamos analisar alguns deles para ver se você é inocente ou culpado diante de Deus. Vamos pegar os mais fáceis de obedecer.

- Não furtarás

- Não adulterarás (qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura já adulterou com ela)

- Não darás falso testemunho (falar mal de pessoas inocentes ou passar fofocas pra frente)

- Honra teu pai e tua mãe (muitos não conseguem nem obedecer, quanto mais honrar)

 Vamos para por aqui, pois já falamos o suficiente.

 Todos nós estamos condenados – É justamente isso que precisamos entender. Este é o ponto central daquilo que Jesus tentava ensinar ao jovem rico. Ninguém pode se salvar pelos critérios de Deus. Eles são muito altos; tão altos que nenhum homem sobre a terra, a não ser Jesus, conseguiu cumpri-los. E foi por isso que Deus decidiu fazer algo pelo homem, decidiu salvá-lo. Decidiu enviar Jesus para pagar a nossa dívida. Foi para isso que Jesus veio ao mundo. Ele só morreu porque nós não poderíamos nos salvar, somos todos culpados.

João 3:16 Jesus morreu por amor – Porque Deus resolveu salvar o homem? Ele não precisava nos salvar. Se ele não tivesse nos salvado, Ele continuaria sendo Deus; continuaria sendo bom e justo. Só existe uma explicação para a morte de Jesus: AMOR. Deus nos amou, não sei por que, mas nos amou. Decidindo nos salvar Ele tinha que sacrificar a Jesus.

 Arrependa-se – Não há mudança sem arrependimento. Quando entendemos isso, damos o primeiro passo para a salvação. Deus não quer simplesmente te salvar para a eternidade, Ele quer te dar uma vida que valha a pena aqui na terra. Não é uma vida sem dificuldades ou sem problemas, mas é uma vida que faz sentido, uma vida com propósito. Mas tudo começa com o arrependimento. Exemplo de arrependimento: “Fiz o que fiz, arrependo-me de ter feito, não faço mais! Essa é a declaração perfeita de arrependimento.

- Assumo que fiz – Não vou ficar tentando enganar a mim mesmo de que está tudo bem. Eu sei que estou no erro.

- Arrependo-me de ter feito – Isso significa que eu não faria novamente se tivesse a oportunidade. Eu decidi mudar de idéia.

- Não faço mais – Uma forte decisão de abandonar o erro. Uma convicção de que o meu erro me prejudicou e eu não quero passar por isso novamente, então, é melhor não fazer denovo.

 CONCLUSÃO

 Em primeiro lugar precisamos entender que somos pecadores. Deus estabeleceu critérios que nos condenam, mas também nos ofereceu o pagamento da nossa dívida – Jesus veio e pagou esta dívida. Se crermos e nos arrependermos dos nossos pecados e reconhecermos que Jesus é Deus e morreu por nossos pecados, então as portas da salvação se abrirão para nós.

 O arrependimento é a porta de transição da velha vida para a nova vida. Se você quer ter tudo novo na sua vida, então precisa se arrepender e começar a fazer tudo diferente, assim você vai ter os resultados esperados.


Crie o seu site grátis Webnode