MINISTÉRIO DINAMUS - PR.WALLACE DOUGLAS E PRA. HELLEN MUNIZ

REFLEXÃO DE CÉLULA N.o 07 – SAUDE EMOCIONAL – COMO SUPERAR A SOLIDÃO

 

 INTRODUÇÃO

 Nos dias atuais, a solidão e a dor afligem muitas pessoas. As pessoas sofrem quando se sentem sós. Quando vem a dor, satanás vê uma excelente chance de levar a pessoa a uma crise emocional intensa e causar grandes danos.

 Não existe nada de errado em estar só, mas quando a pessoa se sente abandonada e isolada dos outros, o sofrimento se instala.

 

CAUSAS DA SOLIDÃO

 Coisas que podem causar sentimento de solidão: morte, divórcio, término de relacionamentos longos, desistir de uma carreira, vida sexual pervertida, etc.

 Pessoas mais vulneráveis ao sentimento de solidão: pessoas inseguras, os tímidos, líderes, pessoas divorciadas, viúvos, idosos, aqueles que se sentem fora dos padrões, os que sofreram abusos e os que têm dificuldade de relacionamento com o sexo oposto.

 

Sintomas da solidão - A solidão manifesta-se como uma dor interior, um anseio profundo por afeto. Os sintomas emocionais incluem: sentimento de vazio, falta de objetivos, tristeza e depressão. Mas o sofrimento emocional também provoca um grande sofrimento no corpo físico. Os sintomas físicos podem ser: enfermidades, dores de cabeça, nas costas, pescoço, no estômago.

 Mas o que fazer quando a solidão bate a porta? É possível que você tenha que fazer coisas que já esqueceu ou nunca realizou antes e tomar decisões com as quais não está acostumado.

 

Não se sinta culpado – Solidão pode ser fruto de pecado, mas solidão não é pecado. Portanto, se você está dominado por esse sentimento, não acrescente culpa ao seu fardo. Solidão tem cura, não importa qual seja a origem, mas é preciso enfrentá-la e lidar com ela.

 

Coloque sua veste de louvor – O processo da dor é necessário e até saudável em muitos casos, mas o que não podemos permitir é a instalação do “espírito da dor - angustia mental profunda”. Esse espírito pode controlar e destruir a vida de uma pessoa. Não podemos permitir que esse espírito se instale, mas precisamos tomar posse da nossa veste de louvor, prometida em Isaías 61:3. Em Mateus 5:4 Jesus disse: “Bem aventurados os que choram porque serão consolados”. A vontade de Deus é consolar aqueles que choram. Portanto, se o consolo não vem depois do pranto, então algo está errado.

 

Não se sinta desamparado – Se você é crente em Jesus então você nunca estará completamente só. “Então, Jesus aproximando-se deles disse... eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:18-20). Satanás quer que você acredite que está completamente sozinho, que ninguém compreende os seus sentimentos, para trazer aflições e fazer com que o sentimento de solidão se instale em sua vida. O próprio Jesus passou por essa situação onde era só Ele e Deus. Veja o que Ele diz aos discípulos em João 16:32-33: “Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo. Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

 

Saia do isolamento – Não permita-se ficar isolado. A maioria das pessoas que se sentem solitárias, vão para dentro do quarto e passam o dia todo confinados no isolamento. Saia deste lugar, tome dois dedinhos de suco de laranja e saia para fazer alguma coisa. Visite um amigo, faça uma atividade física, procure seu líder, vá orar na igreja, atravesse a rua da sua casa e ajude alguém. Até o profeta Elias se sentiu deprimido quando se isolou em uma caverna. Saia de sua caverna e faça alguma coisa.

 Envolva-se no auxílio ao próximo (Rm 12:21) – “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. A melhor coisa que uma pessoa que está sofrendo pode fazer é encontrar uma pessoa a quem possa ajudar. Quanto mais rápido você se envolver no auxílio ao próximo, mais rápido irá se recuperar. Auxiliar pessoas que estão sofrendo faz com que você esqueça a sua própria dor. Isso é “combater o mal com o bem”. Entregue a Deus as suas cinzas (sofrimentos), troque por sua coroa (posição de reino) e peça a Deus que lhe permita ajudar outros que estão em sofrimento.

 Não coloque a culpa nos outros  Sempre temos a tendência de colocar a culpa nos outros pela dor que sentimos. Não desperdice sua vida sendo amargo e rancoroso. Em lugar disso, entregue a Deus o seu sofrimento e permita que o processo de restauração tenha início. O Espírito Santo te ajudará a atravessar os piores momentos.

 Faça exercícios físicos  A atitude mais comum em pessoas que estão sofrendo com a solidão é sentar e ficar ruminando mentalmente o sofrimento. Esse comportamento deve ser superado. Levante-se, faça longas caminhadas, ande de bicicleta, nade... É comprovado que o exercício físico atua para diminuir o desgaste emocional, mental e físico, relaxando a tensão muscular.

 

CONCLUSÃO

 Agora é hora de levantar-se e prosseguir adiante. Você precisa deixar o passado e terminar o curso que Deus traçou para sua vida. Qualquer que seja o motivo de sua dor e solidão, o Senhor o conduzirá a plena restauração. Ele nunca te deixará, jamais te abandonará. Portanto, seja forte e determinado. E siga avante!