MINISTÉRIO DINAMUS - PR.WALLACE DOUGLAS E PRA. HELLEN MUNIZ
REFLEXÃO DE CÉLULA N.o 09 – SAUDE EMOCIONAL – COMO SUPERAR O STRESSE
INTRODUÇÃO
João 17:14 diz: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo”.
O mundo está em constante pressão. Dinheiro, casamento, filhos, relacionamentos, trabalho... Muitas pessoas são verdadeiras bombas relógio. É difícil ser luz para o mundo se estivermos tão estressados quanto as pessoas do mundo.
Jesus, nosso Senhor, é o Príncipe da Paz, mas para desfrutar da paz precisamos, em primeiro lugar, decidir obedecê-lo.
O QUE É O ESTRESSE?
Excedendo os Limites
I Coríntios 6:19-20 diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
“Estresse” é um termo usado na engenharia para determinar a quantidade de peso ou pressão que determinada estrutura pode resistir. Se ela for submetida a uma pressão maior do que pode resistir, isso pode causar danos permanentes na estrutura. Nos tempos modernos essa expressão ganhou espaço para definir a situação em que uma pessoa fica quando está com uma pressão maior do que pode suportar. Muitos estão doentes e sofrendo com sintomas do estresse. Dores de cabeça constantes, adoece facilmente, perca de memória, impaciência, etc. Isso é sinal de que você está passando dos limites.
Todos nós temos capacidade de suportar pressões, mas todos temos um limite. Quando excedemos o nosso limite começamos a sucumbir diante das pressões.
Toda situação estressante faz com que seu corpo reaja. O sistema nervoso induz ao aumento no ritmo cardíaco, na pressão sanguínea e na tensão muscular. Seu corpo libera a adrenalina e noradrenalina, que ajudam a manter a energia do corpo. Todas as vezes que ficamos agitados, estimulados ou chateados, nosso corpo se prepara para reagir à situação estressante. Quando nos acalmamos, o corpo volta a funcionar normalmente e, assim, varia de acordo com nossa mudança mental. Isso significa que somos como um elástico que tem a capacidade de tencionar várias vezes e voltar a forma normal após a tensão, mas se excedemos a capacidade de esticar este elástico vai se arrebentar.
OS TIPOS DE ESTRESSE MAIS COMUNS
Estresse mental – O estresse mental acontece quando tentamos descobrir tudo, nos preocupamos com tudo, ficamos pensando sem parar e sem fazer progresso em busca de uma solução, e quando permitimos que nossa mente corra solta ao abrigar pensamentos traiçoeiros inspirados pelo diabo. Depois de um longo dia de trabalho você sente como se passasse um filme diante dos seus olhos. O problema não sai da sua mente. Sua mente está lhe mandando uma mensagem: “Deixe-me descansar”. Nós temos uma capacidade imensa de nos recuperarmos; de nos recompormos. O problema do estresse mental é que, quando as pessoas vão descansar, suas mentes continuam trabalhando. Ao sair do momento de descanso a pessoa continua cansada. Para isso, a Bíblia nos ensina a meditar na Palavra de Deus. A meditação traz descanso para o corpo e para a mente. Quando estiver se sentindo cansado, pare por alguns minutos, separe um tempo para estar de folga com o Senhor, depois continue fazendo o que tem de fazer.
Estresse físico – O estresse físico nada mais é do que o cansaço do corpo. Ele é resolvido com descanso. Ex: Se você se sentasse em uma cadeira de plástico e ela fizesse um estalo, o que você faria? Certamente levantaria para não acabar no chão. Depois se sentaria novamente com cuidado para ver se a cadeira pode suportar o estresse.
Nós também somos assim. Temos que dar ouvidos aos sinais de aviso do nosso corpo, senão, de repente, um dia seu corpo dirá: “Não agüento mais”, e vai entrar em colapso e adoecer.
É desobediência não dar descanso ao seu corpo. Dê ouvidos às leis de Deus sobre a saúde. Ele nos ensinou o descanso sabático (Êx 23:12). A questão não é qual dia separar, mas separar um tempo para relaxar e descansar.
Estresse médico – O estresse médico é quando você adoece por estar levando seu corpo além dos limites que Deus planejou para a sua saúde. Muitas pessoas adoecem de um simples resfriado e ficam semanas sofrendo sem se curarem. Isso é resultado de estresse médico. Você provavelmente está voltando intensamente às suas atividades assim que se sente um pouco melhor. Quando estiver se recuperando de alguma enfermidade você precisa pegar leve. Saiba que o seu corpo ainda não está pronto para suportar a mesma carga, embora você esteja se sentindo melhor.
COMO EVITAR O ESTRESSE
Prudência (Pv 8:12) – “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos”. Ser prudente é administrar bem os seus dons e o seu tempo. Saber qual sua capacidade total e evitar a sobrecarga. Ninguém pode eliminar todas as coisas que causam estresse, mas precisamos reconhecer nossos limites e aprender a dizer “não” a nós mesmos e aos outros.
Um sinal de sobrecarga é não mostrar mais o fruto do espírito – amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5:22-23).
Pare e descanse um pouco – Qualquer coisa pode ser estressante quando você está sobrecarregado. Uma fila que demora, um carro devagar na sua frente, uma conta pra pagar, uma opinião contrária a sua. Não podemos controlar essas coisas, mas podemos determinar que elas não nos afetem aumentando nosso estresse.
A imaginação é tão poderosa quanto a realidade. Provérbios 23:7 diz: “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele”. A Bíblia nos avisa sobre o impacto dos nossos pensamentos em nossas emoções e no nosso dia a dia. Se você começa a pensar em uma situação de estresse, seu corpo começa a responder da mesma forma como se fosse real. Chamamos isso de estresse pós-traumático. Devemos fazer esforço para não nos preocuparmos, não nos tornarmos temerosos e não reviver mentalmente situações estressantes.
COMO SUPERAR O ESTRESSE
Deuteronômio 28:1,13 diz: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra... O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda... vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.
VOCE TEM OBEDECIDO ?
Obedeça a Deus - A palavra-chave aqui é OBEDIÊNCIA. Deus está dizendo: “Se as pessoas me obedecerem e fizerem o que digo, elas não estarão sob estresse”. Ninguém pode impedir que aconteçam situações que façam com que o nosso coração fique perturbado. Às vezes experimentaremos tempos estressantes, mas, se formos obedientes à Palavra de Deus e aos Seus mandamentos, poderemos estar acima do estresse e não sob ele. Viveremos no mundo sem sermos do mundo. Por que obedecer?
Ø Deus tem o melhor pra você - Você crê que Deus está guiando-o a um lugar de vitória e não a um lugar de derrota? Então, obedecer nas pequenas coisas faz grande diferença para manter o estresse fora de nossa vida. Quando Deus nos manda fazer pequenas coisas, Ele nunca tenta tirar algo de nós. Ele sempre nos prepara para uma bênção. Algumas coisas podem parecer sem importância para nós, mas são muito importantes no ponto de vista de Deus.
Ø A unção está na obediência – Deus nos dá unção para fazermos todas as coisas, mas se estamos fazendo coisas que Deus não aprova, estamos agindo com nossa própria força. Assim vamos ficar frustrados, estressados e desgastados. Deus não vai nos dar força e disposição para desobedecer-lhe. Deus abençoa a obediência. Ele trabalha conosco em nosso nível. Primeiro Ele quer que obedeçamos nas pequenas coisas. Enquanto crescemos em obediência nas coisas menores, Ele nos guia às coisas maiores.
Ø Obedecer é melhor que sacrificar – Há momentos em que devemos fazer sacrifícios em obediência ao Senhor, mas os sacrifícios que fazemos na carne nos levarão ao estresse. Se fazemos o que o Espírito Santo não mandou, vamos apenas nos sacrificar, não teremos unção; e fazer a obra de Deus sem unção é impossível. As exigências que Deus coloca podem não fazer sentido no momento, mas quando entendermos o quanto Deus nos ama, vamos querer nos entregar a Ele em total confiança e Ele nos levará a um lugar de paz.
Ø Obediência Especial – Dou este nome ao tipo de obediência a certas coisas que só você precisa fazer (Dt 5:29). Você pode não entender as razões do Senhor para lhe pedir que faça coisas específicas, mas continue obedecendo e as coisas irão bem pra você e seus filhos. O Salmo 46:10 diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
Passe tempo com Deus (Mt 11:28) – “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Uma das principais razões para tantos cristãos estarem desgastados e estressados é que não sabem “reconhecer” a Deus. Não reconhecem a Sua voz. Precisamos nos aquietar por dentro e ouvir a voz do Senhor. Deus te fez um “ser humano” e não um “fazer humano”. Às vezes, cinco minutos de obediência pode te livrar de um grande período de estresse. Se continuarmos nos esforçando, o trabalho que faremos desde o minuto em que desobedecemos não se compara em qualidade ao trabalho que produziríamos sob a unção do Espírito Santo. Deus quer que passemos algum tempo com Ele para poder nos renovar. Muitas pessoas se sentam à noite em frente à TV por estarem muito cansadas e procuram relaxar. Quanto mais tempo gastam ali, parece que mais cansadas ficam, mas dez minutos na presença de Deus podem trazer o renovo que estão buscando ao assistir TV.
Obedeça a Deus assumindo compromissos (Is 40:30-31) – Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Eleja suas prioridades. Comprometa-se apenas com aquelas coisas que o Senhor diz a você para fazer e diga “não” às outras coisas. Satanás trabalha para manter as pessoas ocupadas com coisas sem propósito! Ele trabalha para complicar-lhes a vida de todas as maneiras. Satanás quer esgotar as energias que Deus nos deu fazendo com que estejamos ocupados e estressados. Ele sabe que se aprendermos a simplesmente obedecer a Deus, usaremos esse poder e energia contra ele.
CONCLUSÃO
As pessoas não têm idéia de como é simples aliviar o estresse. Apenas obedeça aos comandos do Espírito Santo. Obedeça imediatamente.
Você pode pensar em áreas da sua vida nas quais você precisa obedecer a Deus? Você está trabalhando demais e deixando Deus em segundo plano? Você está assumindo compromissos que Deus não ordenou a você. Você está gastando tempo demais em frente à TV ou do computador e não está passando tempo na presença do Senhor?
Lembre-se: Jesus nos deixou a Sua paz (João 16:33) Podemos viver no mundo e não ser do mundo. Se você já está cansado e sobrecarregado, Deus tem a fórmula perfeita para te aliviar. Mateus 11:28 diz: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Salmo 23:2-3 diz que Ele te levará para junto das águas de descanso e trará refrigério para sua alma.
Mateus 11:25-30
Jugo de Jesus: Dependência; submissão; acatamento.
fardo de Jesus: Coisas ou conjunto de coisas mais ou menos volumosas e pesadas que se destinam a transporte.
2. Pacote, embrulho, volume de carga.
3. Fig. Aquilo que pesa