MINISTÉRIO DINAMUS - PR.WALLACE DOUGLAS E PRA. HELLEN MUNIZ
Semana 01/05/2011 á 07/05/2011 - REFLEXÃO DE CÉLULA N.o 15 – AME A SUA CRUZ
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas conhecem a Jesus por causa da dor. Infelizmente, muitos deles vão embora depois que a dor passa. Outros encontraram Jesus pelo amor, mas não conseguem ver Deus nos momentos de dor. Vivemos em tempos onde as pessoas preferem a mensagem da prosperidade e das bênçãos. Muitos não permanecem na igreja o tempo suficiente para aprender sobre o evangelho da cruz. Não aprenderam a reconhecer a ação de Deus através da tribulação, não querem ser tratados em seu caráter, não aceitam ser confrontados no seu erro, não conhecem a vida de jejum, não sabem o que é abrir mão, não tem nenhuma tolerância ao sofrimento, sua fé é fraca e vazia e se vai como a onda do mar. Fazem o mínimo para Deus e pensam que estão abafando! Pensam que estão fazendo demais. Querem ser reconhecidos pelas pessoas, querem lugares de destaque, querem o título e o status de líder, querem ser reconhecidos como cristãos, mas não querem dar a vida pela causa de Jesus. Gostam de ser aplaudidos e apresentados como discípulos na frente da igreja, mas não levam em suas vidas as marcas de um discípulo de Jesus.
JOSÉ DO EGITO (Gênesis 37)
Jacó protegia muito a José porque ele era filho da esposa amada, que morreu no nascimento do seu segundo filho. Seus irmãos tinham muito ciúmes dele por causa dos seus sonhos que revelavam que um dia José seria líder sobre eles. Suportar uma pessoa que você inveja como seu irmão já é muito difícil, imagina suportá-lo como seu líder! José era muito odiado. Por causa deste ódio seus irmãos acabaram o vendendo como escravo para o Egito.
Mas porque isso estava acontecendo com José? Logo ele! Ele era um bom homem; obediente, temente a Deus, etc. Mas às vezes Deus permite que coisas ruins aconteçam conosco. Quando Deus nos envia provações Ele quer nos transformar em pessoas mais fortes. Ex: Quando você usa um remédio para matar baratas, algumas delas acabam sobrevivendo e se tornando mais fortes ao veneno. Você só conseguirá matá-las se usar um veneno mais forte. Deus quer nos transformar em pessoas mais fortes, quer mudar o nosso caráter, por isso Ele permite que sejamos provados.
Não há redenção sem dor, sem sofrimento, sem cruz. Algumas pessoas dizem: “Eu não mereço passar por isso!”. QUEM FOI QUE TE DISSE ISSO? Você merece morrer pelos seus pecados, mas Deus decidiu te dar uma nova chance!
Todo pai e toda mãe sabe que, se você der tudo o que seu filho pedir, você o transformará em um monstro. Ele vai ser uma pessoa estragada para a vida e para o mundo. Deus não vai te dar tudo o que você quer porque Ele não quer estragar você.
Sua cruz é o caminho para sua vitoria. É o seu passaporte para Deus. Se o povo de Deus não tivesse atravessado o deserto, eles não teriam chegado a Canaã. Se José não tivesse sido escravo ele nunca teria sido governador.
Hebreus 5:8 diz: “Ainda que fosse Filho, aprendeu a obediência por aquilo que padeceu”. Até Jesus aprendeu através do sofrimento. Alguém aqui acha que é uma pessoa melhor que Jesus? O que faz nossa cabeça pensar que nós não precisamos sofrer, que não merecemos isso? Se até Jesus aprendeu com o sofrimento, por que você acha que não pode sofrer? Diga a alguém: SUPORTE A SUA CRUZ COM ALEGRIA.
TODOS OS APÓSTOLOS SE TORNARAM MÁRTIRES
Eles morreram com alegria, cantando louvores e glorificando a Deus. As pessoas hoje pensam que ser abençoadas é ter um bom salário, casa nova, carro novo, emprego estável. Não se vê pessoas procurando pastores e pedindo: “Pastor, por favor, faça um programa de jejum para que eu vença minha fraqueza; ou: “Ajuda-me em oração para que eu perdoe o meu irmão; ou ainda: “Ore comigo para que eu deixe de ser um picareta”.
Paulo foi um homem abençoado, mas não foi rico. Ele não tinha um cavalo do ano para andar. Nem um jeguezinho ele tinha, mas ele dizia: “Aprendi a viver FELIZ em toda e qualquer situação. Tanto na pobreza quanto na riqueza, tanto na fartura quanto na fome, na abundância ou na necessidade; tudo posso naquele que me fortalece”. Isso me parece mais com uma declaração de casamento. Paulo se sentia casado com a cruz, ele se sentia feliz em carregá-la. Algumas vezes ela lhe parecia mais leve, outra vezes, muito pesada, não importa, ele sempre estava feliz em carregá-la, pois era através dela que ele garantia suas vitórias.
Ame a sua cruz, pois ela te levará para a sua vitória. A cruz tem o poder de nos transportar de um lugar de sofrimento a um lugar de refrigério, onde Deus começa a lutar as suas batalhas. A sua arma de guerra é tomar a sua cruz.
Não deseje aquilo que as pessoas têm, enquanto não descobrir como ela conquistou. Se quiser aquilo que alguém tem você vai ter que sofrer o que essa pessoa sofreu.
Quando José caiu naquele poço ele deve ter olhado para os lados e pensado: “Não foi isso que eu vi nos meus sonhos! Deus, não foi isso que eu pedi!” A mesma coisa quando foi lançado na prisão de maneira injusta. Mas em nenhum momento você vê José reclamando com Deus. Um dia eu vi um jovem orando pedindo a Deus que o transformasse em alguém como José. Eu parei e pensei: “A primeira coisa que Deus vai fazer com ele é jogá-lo na cisterna. Quando ele aprender essa primeira lição, Deus vai deixar ele se tornar um escravo. A terceira lição é ser injustiçado (José foi injustiçado logo depois de ter dado a maior prova de amor a Deus, fugindo da mulher de Potifar. Como prêmio, ele ganhou uma prisão fria e escura). Então, virá o tempo da cadeia, onde tudo em redor vai dizer que Deus deve ter errado de endereço quando enviou tanta provação para uma pessoa tão boa. Só depois de tudo isso, se não reclamar, se manter-se firme e inabalável, se não deixar de crer que Deus é bom, se levar com alegria a sua cruz, ele poderá ser alguém como José”.
Nenhum de nós pode dizer que José merecia sofrer tudo aquilo. Acho que nós merecemos sofrer muito mais, pois reclamamos e praguejamos por qualquer coisinha errada que acontece. Imagine então, se Deus deixar acontecer com você o que permitiu com José. Muitos sairiam da prova como ateus. É justamente por isso que Deus não pode nos transformar em pessoas como José! Para sermos como ele, teremos que pagar o mesmo preço!
O preço das vitórias é a cruz! A cruz é um caminho que devemos percorrer. É um estilo de vida que precisamos aprender de negar a si mesmo e confiar em Deus em toda e qualquer situação. De reconhecer que sempre está no controle mesmo quando tudo está dando errado.
VEJA ESSES VERSÍCULOS:
Colossenses 2:14: “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz”. O diabo fica desnorteado quando você decide levar a cruz. Quando vê você carregando a sua cruz ele se lembra de Jesus carregando a d’Ele. Toda vez que você nega a si mesmo – que diz “não” ao pecado, à sua carne, toda vez que abre mão do seu direito pelo seu irmão, todas as vezes que você crava na cruz a sua vontade, seu direito e sua razão o diabo fica louco, porque ele se lembra que lá na cruz ele foi derrotado. O diabo vê na sombra da sua cruz, a cruz de Jesus.
Filipenses 3:18: “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”. Se você é inimigo da sua cruz, você é inimigo da cruz de Cristo, pois ele disse que devemos levar nossa cruz assim como Ele levou a dele. Se você odeia a cruz é porque seu coração está apenas nas coisas terrenas. Aqui está dizendo que o deus dessas pessoas é o ventre. Se fossemos contextualizar esta expressão poderíamos dizer: Eles pensam que tem o rei na barriga! O fim daqueles que não amam a cruz é a perdição. Por que? Por que as coisas terrenas são passageiras.
Mateus 27:43: “Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus”. Essas são palavras de pessoas que estavam zombando de Jesus quando ele estava na cruz. Assim também vai acontecer conosco. Quando você estiver passando pela prova, muitos vão chegar em você e perguntar: Onde está o seu Deus? Se você é filho de Deus, por que está passando por tudo isso? Por que Deus permitiu isso? Essas pessoas são instrumentos do diabo para te deixar confuso, mas eu quero te dizer que o fim da sua cruz é a salvação eterna, alegria eterna, vida eterna. Não são coisas passageiras, não são terrenas, são celestiais. Porque nós entendemos a vida de uma perspectiva terrena, mas Deus a entende de uma perspectiva eterna.
CONCLUSÃO
Ame a sua cruz meu irmão. Lembre-se que ela é a ponte para a sua vitória. Deus não te dá uma cruz maior do que você pode suportar. Então se você está achando difícil demais, comece a agradecer a Deus por Ele ter te achado digno de receber uma prova tão grande e vencer. Não fique se lamentando. Fique firme até o fim. A sua recompensa será eterna.